quinta-feira, 7 de maio de 2015

IAP VAI DISTRIBUIR 110 MIL MUDAS DE ARACÁRIAS GRATUITAMENTE

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai cultivar mais de uma tonelada de pinhão para distribuir 110 mil araucárias gratuitamente à população. Parte dos pinhões que viram mudas nas mãos dos viveiristas do IAP vem da coleta própria, e o restante é adquirido de produtores. São colhidos apenas pinhões de pinhas com características de maturação, quando começa a ocorrer naturalmente a liberação da semente.
 
As regiões fornecedoras de sementes para essa produção são: Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava, Pitanga, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel e União da Vitória. Nestas mesmas partes do estado estão 10 dos 20 viveiros do IAP onde se produz e são entregues as mudas de araucária para a população.
 
Como estratégia de conservação da diversidade biológica, cada viveiro tem como foco a produção de espécies de suas regiões. Para virar muda de qualidade, após coleta do pinhão, as sementes são enviadas para o laboratório para serem beneficiadas, analisadas a pureza e germinação. Só depois são distribuídas para produção nos viveiros.
 
Nos viveiros os pinhões são colocados em substrato com adubação em tubetes. Da germinação até pouco antes de ficar pronta para o plantio, a produção das araucárias é feita dentro de estufa, e aos poucos elas vão sendo adaptadas para irem para o campo.
 
As mudas são distribuídas gratuitamente junto com outras espécies e instruções de plantio e de cuidados. Para pedir as mudas de araucárias, basta acessar o site www.iap.pr.gov.br e clicar no ícone “Requerimento de Mudas Nativas.
 
Após preencher e enviar os dados, os requerimentos passam pela analise do IAP, e após aprovado o pedido o requerente recebe um e-mail informando o viveiro que vai fazer o atendimento. O solicitante deve imprimir duas guias do requerimento e levar até o viveiro para retirar as mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário