quinta-feira, 14 de maio de 2015

DILMA DEVE ESTUDAR NOVA PROPOSTA PARA A PREVIDENCIA NACIONAL

A presidente Dilma Rousseff deve organizar um fórum de 180 dias, com centrais sindicais, para tentar definir uma nova fórmula de aposentadoria nacional, com o objetivo de substituir o atual fator previdenciário. A atitude será tomada para garantir que o Congresso não possa derrubar um futuro veto da presidência ao projeto que altera as regras de cálculo da aposentadoria, aprovada nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados.

A fórmula 85/95 foi aprovada pelos deputados e, com essa alteração, o trabalhador vai poder decidir por qual mecanismo se aposentar desde que se encaixe nas novas regras. A medida restringe o pagamento de benefícios como a pensão pós morte e ainda precisa ser aprovada no Senado Federal, antes de ir para a sanção de Dilma.

Segundo informações da Folha de São Paulo, Dilma pretende vetar este projeto porque em dez anos, ele pode aumentar em R$ 40 bilhões os gastos da Previdência. O governo argumentou com os deputados para que não aprovassem o projeto até a realização do fórum.
.
A resposta da Câmara foi que com a aprovação ela precisa se agilizar para realizar o encontro e apresentar uma nova proposta após o veto.

A fórmula 85/95 é referente à soma da idade mais o tempo de contribuição necessária para se ter direito a aposentadoria, para mulheres e homens. Se o trabalhador se aposentar antes desta marca ele vai continuar recebendo o desconto do fator previdenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário