quinta-feira, 25 de junho de 2015

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA CRITICA INVESTIMENTO PRIVADO EM PARTIDOS POLÍTICOS

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou o relacionamento institucionalizado do setor privado com partidos políticos, durante palestra no Castelo do Batel em Curitiba, na noite desta quarta-feira (24).
 
 No evento promovido por um grupo grandes empresários do Paraná, o ex-presidente do STF disse que a forma como empresas investem em partidos gera dependência nociva das políticas públicas aplicadas pelos governantes.
 
Para Barbosa, o financiamento privado de campanhas políticas é um dos principais problemas do Brasil. “Um dos grandes males que se acentuou muito nos últimos anos foi o dinheiro de instituições privadas nos partidos; o mandamento constitucional básico é de que o capitalismo social, que a intervenção econômica, é excepcional, marginal, e as relações clientelísticas entre governo e certos setores comerciais colocaram de lado esses princípios”, lamentou.
 
“(O financiamento privado de campanhas) é combustível da malversação de dinheiro público, cria uma relação de dependência entre as empresas e aquele que financiam; aqueles que são mais comprometidos não querem se livra disso; o governante perde autonomia. As políticas públicas são direcionadas”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário