sexta-feira, 20 de março de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO DE UNIÃO DA VITÓRIA VAI INVESTIGAR EMPRESA DO ONIBUS ACIDENTADO

Uma nova frente de investigação surgiu a partir da tragédia com o ônibus de excursão paranaense na Serra Dona Francisca, no sábado passado, em Joinville:

Agora, o Ministério Público de União da Vitória (PR) também determinou que seja apurada a responsabilidade da empresa Costa & Mar, dona do ônibus acidentado, para eventual reparação de indenização às vítimas e familiares das vítimas envolvidas na ocorrência.

A iniciativa partiu do promotor paranaense André Luiz Bortolini. O rumo da investigação liderada pelo MP em União da Vitória, no entanto, será na esfera cível e não criminal. Cabe à Delegacia de Trânsito em Joinville, no inquérito sob responsabilidade do delegado Brasil Ferreira dos Santos, levantar as responsabilidades criminais no episódio.

Tanto a apuração do MP paranaense quanto o inquérito em Joinville dependem dos laudos do Instituto-geral de Perícias para se chegar a alguma conclusão. Por enquanto, nem o laudo cadavérico feito a partir da amostra de sangue do motorista, nem o de perícia mecânica do veículo foram finalizados.

O laudo cadavérico pode confirmar ou afastar qualquer suspeita de que o condutor estivesse sob efeito de alguma substância ou tenha sofrido um mal súbito, enquanto o laudo de perícia mecânica deve apontar eventuais problemas no ônibus caso alguma falha tenha sido determinante para o acidente.

Paralelamente, a Polícia Civil paranaense também já conduz uma investigação, voltada à esfera cível, mas que pode contribuir com os aspectos criminais avaliados pela em Joinville. O delegado Brasil Santos conta com a colaboração dos investigadores paranaenses para ouvir testemunhas e ter acesso a documentos da empresa.

Uma quarta frente de apuração, também iniciada pelo promotor André Luis Bortolini no Paraná, mira as empresas de turismo em União da Vitória.

A intenção é saber se as companhias têm atuado de acordo com as legislações estadual e federal. Isto porque a polícia paranaense já apurou que o ônibus da Costa & Mar tinha autorização do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) para rodar até Guaratuba (PR) apenas por território paranaense, mas pegou um atalho pelas estradas de SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário