quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ASSEMBLÉIA COMEÇA A VOTAR PROJETO QUE MUDA AS REGRAS PARA ELEIÇÃO DE DIRETORES

A Assembleia Legislativa começa a discutir nesta terça-feira (1º) o projeto do governo que muda as regras para a eleição de diretores de escolas estaduais sob o temor de novo confronto com os professores e funcionários da rede pública. A APP-Sindicato já aprovou paralisação para acompanhar a votação da proposta e também promete mobilizar a categoria para intensificar atos de protesto nas bases eleitorais dos deputados no interior do Estado.

 O temor dos parlamentares é que se repita o cenário de “guerra” vivido no primeiro semestre, que culminou no confronto do dia 29 de abril, entre professores em greve e policiais, que resultou em mais de 200 feridos.


A principal mudança prevista no projeto do governo é dar aos votos de estudantes e pais de alunos o mesmo peso que os de professores e funcionários das escolas. Pelas regras atuais, 50% dos votos são de professores e funcionários, e os outros 50% de pais de alunos e estudantes.

 O projeto prevê, também, que os diretores poderão se reeleger após dois anos no cargo, mas a candidatura à reeleição estará condicionada a uma avaliação da Secretaria de Estado da Educação sobre o cumprimento ou não de metas estabelecidas pela Pasta.

 Caso não comprove que cumpriu essas metas, o diretor perde o cargo, que será preenchido por indicação da secretaria. Além disso, os diretores que tiverem recebido advertências administrativas ficam automaticamente impedidos de concorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário