quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Caminhões antigos podem virar sucata

Tirar de circulação os caminhões com mais de 30 anos de fabricação é o objetivo de um projeto de renovação de frota entregue dia 25 de novembro ao governo federal pelas entidades que representam fabricantes de veículos e transportadoras.

 No caso do Paraná, há 85.547 caminhões e cavalos tratores nesta condição, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o que representa 26,8% do total.

De acordo com o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti, o programa é voltado aos caminhoneiros autônomos. E a proposta é que recebam um vale de R$ 30 mil por veículo entregue para a reciclagem.

 Eles também contariam com condições especiais garantidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a diferença entre o valor deste vale e o de um caminhão seminovo ou novo.

"Se forem substituídos 30 mil caminhões por ano, o custo será de R$ 900 milhões, o que não é nada perto das despesas decorrentes de acidentes causados por esses veículos velhos", afirma.

 De acordo com Meneghetti, os acidentes custam algo em torno de R$ 4 bilhões por ano ao SUS. E a economia de combustível que os novos caminhões trariam é algo próximo desse valor.

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