segunda-feira, 26 de maio de 2014

Palestra conscientiza menores infratores no trânsito


Na manhã da quinta-feira passada, (22), o Setor de  Educação para o Trânsito ( Educatran), órgão vinculado á Prefeitura de União da Vitória, realizou mais uma palestra educativa, sobre conscientização e responsabilidade no trânsito.
 O encontro aconteceu nas dependências do Educatran, junto a Rodoviária Municipal, e contou com as presenças de 15 adolescentes, com idade entre 13 e 17 anos, que cometeram algum tipo de infração no trânsito e  se faziam acompanhar de seus pais ou responsável.
foi a segunda palestra educativa realizada no mês de maio, que conta com as parcerias da Vara da Infância, Juventude e Família, da Comarca de União da Vitória, Policia Militar de Porto União, acadêmicos do Curso de Direito das  Faculdades Integradas Vale do Iguaçu ( UNIGUAÇU) e Centro de Referencia Especializada  de Assistência Social ( CREAS ).

O conteúdo programático das palestras inclui vídeos, debates e trocas de experiências  sobre as consequências legais, físicas e psíquicas dos acidentes, bem como orientações sobre trânsito seguro nas vias, esclarecendo assim, sobre as responsabilidades do menor infrator junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA  ) e também, as medidas punitivas do Código  Nacional de Trânsito ( CTB), elevada nas três esferas; civil, administrativa e penal.
 Segundo o Sargento Dirceu Macheli, do Departamento de Trânsito da Policia Militar de Porto União, que foi um dos palestrantes, o jovem precisa entender que dirigir não é um direito, é uma concessão  e exige responsabilidade e respeito ás leis de trânsito. E isto passa pela responsabilidade dos pais, que permitem, ou facilitam  que seus filhos usem o carro, ou a moto, sem serem habilitados para isso, e caso seja flagrada a situação , os pais podem ser responsáveis pela conduta dos  filhos. “ Os pais devem educar pelo exemplo. Eles tem que impor limites para seus filhos “    ressalta.
 A coordenadora do Educatran, professora Serli Olivetti, destaca que nas palestras, os jovens tem a oportunidade de refletir sobre a sua formação como motorista e pedestre consciente. “ Todos nós somos usuários deste imenso espaço social que é o trânsito e por isso, temos que ter responsabilidades sobre as nossas atitudes.” observa a coordenadora.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário