terça-feira, 21 de julho de 2015

CAPACITAÇÃO INSTRUI SERVIDORES DO BANCO DE SANGUE SOBRE PROCEDIMENTOS


Na tarde de sexta-feira (17/07), os servidores da unidade de União da Vitória, que é administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali), passaram por mais uma oficina de capacitação, que teve como principal objetivo atualização e qualificação do atendimento conforme as regulamentações da Portaria 2712/2013, do Ministério da Saúde, que orienta todo o processo desde à captação, proteção do doador ao receptor do sangue, coleta, processamento, estocagem, distribuição e transfusão de todos os componentes e derivados originados do sangue.

 

Dentre as determinações, está a idade que, o voluntário precisa ter idade até de 16 à 60 anos para sua primeira doação, e se já for doador o limite  é de 69 anos. Porém os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados do responsável para autorização e acompanhar o procedimento. O peso mínimo exigido é de 50 kg, para que se consiga coletar o volume mínimo necessário de sangue.

 

A enfermeira do Banco de Sangue, Daiane Rodrigues, organizou as oficinas e ressalta que, sobretudo, a unidade visa cuidar da saúde tanto do doador quanto do futuro receptor dos hemocomponentes doados. Disso as exigências de condições ideais de nutrição e bem estar. "Cuidar para que, após doar, o voluntário volte para a sua casa com as mesmas condições que chegou até o nosso serviço", frisa.

 

Impedimentos: temporários e definitivos

Ø  Gripe, febre e resfriado são impedimentos temporários , bem como diarréias e vômitos por dificultarem o diagnóstico da sua causa. Para doar é necessário se recuperar, e aguardar duas semanas, (15 dias) pelo menos, após desaparecer os sintomas.

Ø   Na gravidez é causa de inaptidão temporária.

Ø   O uso de medicamentos também podem contraindicar a doação de forma temporária ou definitiva, para isso é necessário informar ao triador na doação qual o medicamento utiliza. Temos como exemplo anti-inflamatórios e antibióticos, que restringe a doação durante o tratamento, podendo voltar a doar 15 dias após o final do uso.

Ø   Piercing e tatuagens impedem a doação por um ano após sua colocação, devido à janela imunológica do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário