Visando formar as redes
empresariais, promover e comercializar os produtos num trabalho conjunto, o
Setor de Turismo de União da Vitória tem recebido o auxílio do Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), desde 2008.
Nos
últimos cinco anos a empresa tem ofertado treinamento e aproximado os
detentores de equipamentos turísticos e o resultado tem sido positivo. Um
exemplo, é que nesse período, o número de grupos de turistas que visitam o
município, por exemplo, saltou de cinco para 23 por ano.
A partir desses avanços, União da
Vitória busca uma parceria inédita com Porto União. Nesta ação, apoiada pelo
Conselho Municipal de Turismo (Codetur), as duas secretarias municipais visam
utilizar tanto a Maria Fumaça (Locomotiva 310), quanto os demais equipamentos
com potencial frente ao setor.
Papel do Sebrae
A agente de projetos da Entidade
(Regional de Pato Branco), Nádia Terumi Joboji, conversou com o Trade (grupo) Turísticos
e secretários de ambos os municípios, nesta semana.
Na oportunidade, ela apresentou ao
grupo o novo programa do Sebrae ‘Agente Local de Inovação’, que objetiva
trabalhar a gestão de inovação na empresa, tanto individual quanto coletiva.
Esses serviços irão desde a oferta do produto até a constituição de clientela,
visando qualificar cada empresário dentro da sua necessidade especifica.
Nádia enaltece a união do grupo,
fruto dos programas oferecidos e do apoio incondicional da prefeitura, segundo
ela. “Os empresários não trabalhavam em conjunto e hoje trabalham em parceria e
um vende o produto do outro”, disse.
Outra inovação é a participação em
feiras e eventos de negócios. “O resultado se apresenta tanto no coletivo
quanto no individual”, acrescenta.
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