quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

DECLARAÇÃO DO IR TEM NOVAS REGRAS

A declaração do Imposto de Renda de 2016 terá mudanças nas regras. A idade mínima dos dependentes que devem ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) informado na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) cairá de 16 para 14 anos e os profissionais da saúde e advogados vão precisar informar o CPF dos clientes.

As mudanças constam das instruções normativas publicadas nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União, com as regras para a entrega da declaração neste ano.

Profissionais da saúde e advogados

A partir deste ano, profissionais da saúde e advogados autônomos vão precisar informar o CPF de todos os clientes que pagaram rendimentos. Nesse caso, os profissionais vão precisar importar para a declaração do Imposto de Renda os dados inseridos no Carnê Leão, ferramenta em vigor desde 2015.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o profissional autônomo terá de declarar os CPFs referentes a todos os meses do ano passado, mesmo nos casos em que ficou isento de pagar imposto.

 Segundo Adir, o Fisco vai confrontar a declaração dos profissionais liberais com as deduções declaradas por todos os contribuintes para verificar inconsistências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário