quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Hospital de União da Vitória faz transplante inédito no Sul do Paraná

O cirurgião vascular e diretor técnico do Hospital Regional São Camilo de União da Vitória, Dr. Ricardo Krzyzanowski, e sua equipe, realizaram no sábado, 21, o primeiro transplante de células tronco autólogas do sul do Paraná.

O procedimento consiste na utilização das células tronco do próprio paciente portador de isquemia crítica na perna, ou seja, deficiência de circulação sanguínea incorrendo para quadro clínico de trombose.
Segundo o cirurgião, foi feita a retirada de células tronco maduras de medula óssea, que foram tratadas e injetadas em locais da perna previamente marcados.

 O procedimento é um recurso para os casos de pacientes com alteração crônica de circulação que já foram submetidos a todos os métodos convencionais de tratamento não apresentando melhora e com riscos de amputação do membro.

O Hospital Regional é referencia em Urgência e Emergência da 6ª Regional de Saúde do Governo do Estado do Paraná.
O procedimento é inédito no Sul do Paraná, sendo o 37º transplante realizado no Brasil e não ultrapassa a mil em todo o mundo, segundo o diretor administrativo da entidade, Claudemir Andrighi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário