segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estados do Sul sofrem com temporais

 Desde a tarde da ultima sexta-feira, o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, sofrem a influência de uma frente fria que trouxe muita chuva, raios, vendavais e granizo.  Antes mesmo da chegada dos temporais, as Defesas Civis da região alertaram para o risco de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos típicos do mau tempo.

 E a previsão se concretizou: pelo menos 98 cidades dos três estados registraram prejuízos e 36 mil moradores foram afetados. A pior situação é em Santa Catarina, onde cinco municípios decretaram situação de emergência e cerca de 4,8 mil pessoas estão desalojadas (na casa de parentes) ou desabrigadas (em abrigos públicos) em 51 cidades.

 A mais prejudicada foi Rio do Sul,(foto) onde a cheia do Rio Itajaí-Açu ultrapassou o nível normal em dez metros e afetou 1,5 mil pessoas.

O governador catarinense, Raimundo Colombo (PSD), estuda decretar situação de emergência no estado devido aos estragos causados pelas chuvas na última semana. Com o decreto, o governo pode, entre outros benefícios, fazer compras sem licitação e solicitar recursos ao governo federal.

Entre sexta-feira e sábado choveu o equivalente a todo mês de setembro, segundo a Defesa Civil. Segundo Colombo, a decisão depende da intensidade da chuva nas próximas horas. A previsão aponta que

Nenhum comentário:

Postar um comentário