domingo, 21 de julho de 2013

Federalização da SC 280 pode levar até um ano para ser concluida

O fato de o Ministério dos Transportes ter publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, 8, a portaria que oficializa a incorporação da rodovia SC-280, entre Canoinhas e Porto União – desde sua inauguração, em 1986, sob comando do Estado –, não significa melhorias imediatas na via.

O estado precário da rodovia chegou a provocar a morte de uma mulher na semana passada. O marido de Isabel Felício de Paula tentou desviar um buraco e acabou saindo da pista, batendo em uma árvore e capotando. Isabel, que estava no banco do carona, morreu na hora.

O acidente é o ápice das estatísticas de prejuízos causados pela rodovia. Borracheiros e mecânicos da região têm faturado alto com a situação da pista.

O medo agora, com a federalização, é que o Estado, que se limita a operações paliativas chamadas tapa-buracos, abandone de vez a rodovia. “Vamos lutar para que isso não aconteça”, garante o secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin.

Ele calcula que para que o Governo Federal comece a investir na rodovia deva se levar ao menos um ano.
O próprio processo de federalização não se limita a publicação no Diário Oficial.

Para que a incorporação seja efetivada, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) devem assinar Termo de Transferência do Patrimônio. Antes, é preciso ser feito uma espécie de inventário. O Governo do Estado já gastou R$ 1 milhão no plano de viabilidade para transferência do trecho.

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